sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Uma Nova Cachaça

Ouve o canto gauchesco e brasileiro




Já tem tempo que quando me perguntam de onde vêm as melhores cachaças do Brasil titubeio. Sou carioca e o estado do Rio de Janeiro têm despontado nos últimos concursos com cachaças de excelência. Temos a tradição de Paraty, os alambiques do Vale do Paraíba cada vez mais preocupados com a qualidade e o retorno de cidades como Quissamã no norte fluminense apresentando novos horizontes para o cenário atual.
  Minas está bem aqui e realmente não dá para competir quando se fala em quantidade e qualidade (no caso da cachaça de alambique). Se você quer enveredar pelo mundo da produção da cachaça, se verá procurando absolutamente tudo em Minas. De um simples alcoômetro à um filtro de resina Cátion- íon (para redução de cobre) tudo referente à cadeia produtiva vêm das Minas. É fato que o tamanho do estado e a diversidade da produção faz com que nem tudo que vêm das minas seja ouro em se tratando de cachaça. Isto acontece por conta da realidade de um estado que construiu uma linda história com a cachaça e possui produtores de todos os tipos: do milionário, ao “caseiro” (mais que artesanal).
  O brejo paraibano é outra referência, principalmente para os amantes da cachaça branca, pura e com gosto de cana, não dá para não remeter à “Volúpia” ou “Serra Limpa”. Se continuarmos no nordeste então a questão continua complicada pois uma cachaça como a “Serra das Almas” prata representa brilhantemente a  chapada diamantina na Bahia e não pode ser esquecida. Ainda no nordeste cachaças como a “Engenho Água Doce” de Vicência- PE nos mostram que tem muita coisa boa por lá que não chega por nossas bandas (sudeste).
  De todos os estados que têm retomado a sua produção de cachaça o que mais têm chamado atenção pela qualidade e diferenciação dos produtos é o Rio Grande do Sul. A experiência dos sulistas no ramo das bebidas remete ao vinho, mas na cachaça o que temos percebido é que a união, organização, produção assessorada e o uso de novas técnicas têm feito com que a cachaça adquira novas referências gustativas e olfativas muito além da lembrança da matéria prima.
  No último mês de abril tive a oportunidade de conhecer este belíssimo estado e visitar dois alambiques que representam muito bem esta “nova cachaça” que considero a cachaça do Rio Grande do Sul.

A Cachaça de Harmonia



Na “Harmonie Schnapps” tive um longo bate papo com o Leandro Hilgert que nos recebeu acolhedoramente em uma manhã de sábado de aleluia. Conversamos sobre sua história, sua relação com as novas e antigas tecnologias que vão da utilização de leveduras selecionadas à preservação do modelo de seu destilador (tipo Charantês). Leandro se mostrou um defensor da agricultura familiar e um pouco desta conversa pode ser conferido nestes vídeos que seguem:




  Esta cachaça têm conquistado seu espaço no mercado graças ao empenho e seriedade de seu produtor e da APRODECANA/ Alambiques Gaúchos. Recomendo a quem puder a aquisição tanto da prata por suas características singulares, quanto da envelhecida por se tratar de raro blend harmônico de quatro madeiras.





Casa Bucco



  Na Casa Bucco pudemos conversar com o Moacyr Menegotto e sua esposa. Moacyr nos contou sua experiência no mercado de bebidas alcoólicas demonstrando total conhecimento da área química da produção e preocupação em aplicar novos procedimentos à produção da cachaça, dentre eles: o uso de leveduras selecionadas.

 Moacyr foi a primeira pessoa com quem conversei sobre processos fermentativos que questionou com veemência a utilização do milho. Na verdade não se trata de uma censura, mas segundo ele, o milho geraria características no flavour da cachaça, que não permitiriam perceber nuances de “acabamento”, sutilezas que vão além da referência da matéria prima e pelo  que percebe-se em seu produto, o que o Moacyr quer é oferecer um diferencial que surpreenda até mesmo experientes degustadores.
  Depois de sua explanação, foi surpreendente perceber notas de ananás ou abacaxi em conserva de sua cachaça branca.
 Apresentadas as cachaças, feitas as explicações perguntei ao Moacyr:
  “Moacyr, ótima sua cachaça mas será que o grande público está procurando uma cachaça com tanta diferenciação? Uma cachaça que tenha informações tão rebuscadas sensorialmente?”
  Ao que ele responde:
  “Acho que não, mas como produtor você precisa saber o que está procurando, e eu sei.”
Muito bom poder conversar com um especialista que demonstrou carinho e cuidado em sua produção. Chamo atenção ao fato de também utilizar um equipamento do tipo Charantês que segundo ele cobra oito horas para a primeira alambicada.
Moacyr Menegotto
Destilador tipo "Charantês"

 Infelizmente não darei conta de falar da “Bento Albino” prata que é simplesmente impressionante. Não darei conta de falar da especialíssima “Flor do Vale” de castanheira ou da já difícil “Dom Braga”, “Velho alambique”...
  Cabe apontar que o que temos visto é que a estética da cachaça gaúcha difere bastante das demais do país. A referência da cana (bagaço, melado, rapadura) deixa de ser a única para agregar um rico mundo de sabores e aromas que acreditávamos só ser possível nas bebidas fermentadas. Este é o lado mais interessante.
  Nesta última semana recebemos a notícia de que a Weber Haus comprou a marca “Velho Pescador”, um ícone da cachaça gaúcha. Orgulhei-me de saber que um produto brasileiro continuou nas mãos de seu povo. Quem dera todo alambique que fecha, pudesse ter uma “fada madrinha” como os Weber para alimentar o sonho. Lembrei saudoso da Cachaça Minuca de Bananal- SP que tanto enriqueceu o mundo da cachaça com sua mágica "Peroba do Campo".
Parabéns Weber Haus pela iniciativa e por mostrar que além do chimarrão e do vinho o gaúcho também têm na Cachaça um símbolo de sua terra.

Fica a dica para as demais regiões produtoras do país:
   “...Ouve o canto gauchesco e brasileiro...”
Agradecimentos:

  Fernando Porto pelas dicas, Jaqueline Ferreira pelas imagens e Sr Luiz Anselmo pela companhia. Leandro Hilgert da “Harmonie Schapps” e Moacyr Menegotto da “Casa Bucco” pelo acolhimento.

3 comentários:

  1. Parabéns por mais um belo artigo. Seu relato com ricas e relevantes observações sobre as cachaças do Sul faz salivar a boca; um belo convite para se conhecer as maravilhosas cachaças do Rio Grande do Sul.
    Abç.

    ResponderExcluir
  2. Esta viagem foi uma delícia, literalmente! Deu muito gosto conhecer o alambique do Leandro, um produtor representante e militante da agricultura familiar no estado. Ao final da viagem tive certeza que cachaça combina muito bem com a agricultura familiar, o caipira, o artesanal, a tradição e, claro, com o milho!

    ResponderExcluir