quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Paraty...sempre uma novidade

Esta postagem deveria ter sido feita no máximo em agosto, mas a correria de sempre só me permitiu colocar algo com calma hoje, feriado de sete de setembro...rs..rs
Estive em Paraty no final de julho, mais precisamente no último final de semana.
A cidade sempre tem algum atrativo cultural, e naquele fim de semana havia um festival de artes cênicas. Muito legal foi ver o catalão Tortal poltrona( não sei se é assim que se escreve), cara destes que faz agente acreditar que palhaçaria, não é palhaçada!
Mas vou me permitir falar de outra surprendente "novidade". A Cachaça Pedra Branca. Digo surpreendente pois as instalações deste alambique chamam atenção, em relação aos demais da cidade. Sala de fermentação totalmente higienizada(não que os demais não tenham!), equipamentos de destilação movidos à caldeira e maquinário para a produção de melado e rapadura, tudo à base de vapor ...de caldeira.
Fomos bem recebidos pelo Lúcio, que mostrou todo o alambique de forma muito prestativa e explicou detalhadamente sua história. Fiquei até sabendo que este Lúcio, possui parentesco com o pessoal da PAratyana/Mulatinha e com o pessoal da Corisco.
Chamo atenção para uma reserva de carvalho que este produtor possui. Diferentre da maioria dos carvalhos que geralmente encontramos, estes são de carvalho francês, que realmente adicionou um dourado bem cintilante ao produto e deu um "acabamento" no paladar bem diferente, e muito interessante.
Outra novidade é um tonel que o produtor possui de Amendoim, muito comum em Paraty, mas no caso deste, é possível ver uma maior interação e influência da madeira tanto na coloração quanto no paladar. Resultado, uma cachaça bem diferente da armazenada em Inox e com um pequena coloração "palha". Neste caso a primeira cachaça armazenada em amendoim, com alguma cor que ja vi/bebi!
A estrutura do alambique, possui capacidade para produzir mais de trinta mil litros por safra e o produtor possui canavial próprio. Equipamentos de destilação da "Santa Efigênia" (diferente de alguns outros que utilizam equipamento feito na região de campinas)fazem com este produtor esteja totalmente inserido numa nova concepção de produção aliando novas tecnologias à tradição da cachaça de Paraty. Recomendo visita e a degustação de seus produtos.
Acredito que não me engano quando digo que ainda vamos ouvir falar bastante da "Pedra Branca" de Paraty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário