segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Barrozinha



Atravessamos a porteria de madeira que logo logo denunciou o caminho do alambique. Me perdoem ,adoro mata nativa, mas se tem uma cultura que é bonita de longe é um canavial bem plantado, fica uma tonalidade de verde que muito sutilmente muda de tom de acordo com o vento.


Mais uma placa dentro da propriedade e chegamos. Um sino com uma placa "toque para ser atendido" mas não foi preciso, pois assim que desligamos o carro já se aproximou uma pessoa. Um senhor que a minha pobre memória não recordará o nome mas que viria a nos receber muito bem. Voz grave, meio calejada como suas mãos. Mas realmente uma pessoa que nos apresentou o alambique, as Cachaças (branca, armazenada e envelhecida no carvalho por dois anos).


Naquele momento estavam preparando um pé- de-cuba para ser destilado ainda naquela semana mas segundo ele, o fermento estava "fraco" e portanto elaborariam outro. Ainda assim adorei o cheiro da sala de fermentação e o vigor das bolhas do fermento. Lindo mesmo!


Minhas impressões


A estrutura do alambique é muito boa. Possui um destilador "Fogo no rabo" com serpentina e uma coluna de inox para produção de etanol. A cachaça barrozinha possui selo de orgânica, mas algumas características de logística poderiam questionar a certificação. Gado muito próximo da entrada do alambique é uma delas.



Saímos dali direto para a próxima parada que seria também votada bem em cima da encruzilhada. Vamos ou não entrar em Tiradentes? e entramos.


Lá vi um Brasil já conhecido (Paraty, Olinda, São Luis...), uma minas desconhecida e a lembrança esquecida da Inconfidência Mineira. Jaqueline me dissera que haveria uma celebração por terem encontrado o que seriam ossadas de dois inconfidentes. Um passado tão presente, no que se vê, se bebe, se percebe dos fogões à lenha que timidamente defumam a cidade. Naquele dia vinte um de abril meu gole, Joaquim José, da Silva Xavier, foi meu brinde!


Thiago Pires

Um comentário:

  1. Você esqueceu de duzer que quem nos recepcionou em Tiradentes foi nada mais nada menos que uma maria fumaça!

    ResponderExcluir